14 - Imagens

01 - Hello World! Processing

Documentário "Hello World! Processing"

A primeira atividade proposta é de comentar o documentário, que tem como principal tema o Processing, uma ferramenta usada frequentemente no ensino de programação no curso de Sistemas e Mídias Digitais. Mostrando exemplos naturais que influem no exercício criativo, como nuvens no céu, servidores em um banco de dados, soldados em formação, entre outros, o documentário tenta retratar inicialmente, a importância da lógica exercida em atividades cotidianas, trazendo essa mesma lógica para uma linguagem de programação.

Fazem parte de uma linguagem de programação, a linguagem e seus padrões em si, informações transmitidas e a comunicação entre o humano e a máquina, feita através de códigos com uma sintaxe própria. Elementos importantes de qualquer linguagem de programação envolvem a sequência de um pensamento lógico e resolução de problemas de forma eficiente.

No Processing, existem diversos exemplos que podem ser transmitidos graficamente. Dentre eles, pode se citar a existência de uma função específica para quando o mouse está pressionado:
if (mousePressed) { cont++; stroke(255); } 
Neste exemplo, quando o mouse for pressionado, um elemento da tela - sendo este de acordo com o código - mudará sua cor para branco e uma váriavel previamente declarada terá adicionado em seu valor final +1, comumente utilizado quando se usa um contador.

No âmbito da evolução da tecnologia digital, foi possível a criação do Processing, que tem como caraterística geral o retorno visual imediato do que foi codificado. Possui duas telas de resultados, sendo a primeira, uma interface de cor preta diretamente abaixo do código, em que pode se ver resultados numéricos e a outra, uma tela mais aprimorada, onde se pode ver os efeitos gráficos  gerados em decorrência do programa.

Além disso, alguns usuários do Processing fazem parte de uma comunidade ativa e realizaram diversos projetos complexos que trabalham especialmente com a arte, e o design. Isso permitiu a expansão do programa para além de uma ferramenta de aprendizado, tornando o design subsequente a linguagem de programação, relacionando-os diretamente entre si. Consequentemente, rompe-se a ideia de que o design e a programação são distantes entre si. Nascido de ideias, o Processing surge como uma ferramenta que permite que se crie produtos artísticos através de uma linguagem de programação.

Desafio extra:

"Colocar 10 soldados em 5 filas, tendo cada fila 4 soldados.“


Solução: Os soldados são distribuídos no formato de uma estrela, assim existem 5 filas com 4 soldados cada.


Comentários